Como Desenhar – Fundamentos

Desenho o que você vê. Comece com objetos simples (como a clássica tigela com frutas) ou objetos comuns e siga para objetos mais complicados – uma mesa com formato complexo, por exemplo, ou rostos de pessoas. Quanto mais você melhorar sua habilidade em desenhar objetos da vida real, melhor você conseguirá por suas idéias no papel.

  • Por exemplo, digamos que você tem uma idéia muito boa para um personagem dos quadrinhos. Você pode imaginar cada detalhe – a expressão no rosto dele, a emoção em seus olhos, a pose que representa o personagem – mas se você não praticou com os rostos humanos, olhos e poses, vai ser difícil para você passar este personagem para o papel de forma que ele seja idêntico à imagem que você tem dele na sua cabeça.
  • Ao invés de fazer algo grande ou elaborado no início, foque-se em fazer coisas pequenas e simples. Pegue uma tigela de frutas, uma casa, ou cadeia de montanhas e pratique desenhar estas coisas com apenas um lápis. Desenhe versões diferentes da mesma coisa. Se você estiver desenhando uma cadeia de montanhas, por exemplo, faça uma pequena avaliação do seu primeiro desenho. Descubra o que há de certo e o que há de errado, ou peça a um amigo seu para dizer a você quais partes da montanha parecem artificiais ou precisam de melhoras. Assim que tiver uma lista das coisas que você pode melhorar, desenhe a cadeia de montanhas novamente. Desta vez, melhore as partes que você não desenhou muito bem da primeira vez.
  • Pense em você mesmo como um chef. Quando um chef aprende uma receita nova, ele geralmente passa dias ou semanas fazendo apenas aquela receita. Pode ficar muito chato comer a mesma coisa, mas ele consegue fazer o prato com perfeição no fim da semana. Não fique desencorajado quando o seu prato não sair perfeito logo na primeira tentativa. Demora um pouco para acertar.

Desenhe o quanto puder. Quanto mais você praticar, melhor você ficará. Mesmo quando você estiver se concentrando em outra coisa, mas suas mãos estiverem livres (falar ao telefone é uma ótima oportunidade para rabiscar) pegue um pedaço de papel e um lápis e comece a desenhar formas básicas.

  • Pratique com formas básicas e elementares no começo. Estas formas básicas geralmente são a base de qualquer outra forma mais complexa que você vá desenhar. Tornar-se um perito nisso vai fazer com que a jornada à sua frente seja mais produtiva e significativa.
  • Desenhe círculos, quadrados, triângulos, retângulos, etc. Desafie-se progressivamente desenhando estas formas tão perfeitamente quanto possível. Em seguida, desafie-se a desenhar mais variações destas formas: tamanhos diferentes de círculos e quadrados, tipos diferentes de retângulos e triângulos.
  • Com repetição suficiente (e papéis amassados na sua lata de lixo), você deve alcançar um ponto em que você pode confortavelmente desenhar a maioria das formas. Para aumentar esta habilidade, desenhe curvas e formas enroscadas também. Tente fazer molas e espirais e várias voltas, arabescos e grinaldas, preste atenção à consistência das suas curvas.

Faça um esboço. Se você estiver desenhando uma árvore, não desenhe uma folha por vez. Do contrário, é fácil se perder numa parte do objeto e esquecer da “maior parte” e acabar ficando sem espaço, ou, mais normalmente, deixar seu desenho sem equilíbrio e atração.

  • Use rabiscos leves e repetidos. Desenhe livremente e não se preocupe com os erros. Você está tentando fazer a idéia geral do desenho, não uma cópia perfeita. Compare, ajuste e melhore o que você já tem.
  • Se você estiver tentando desenhar um objeto real, compare o que você desenhou com o objeto original. Certifique-se de que o tamanho das formas estão relativamente precisas.
  • Imagine como você quer que a sua árvore fique e faça um desenho leve com um lápis. Você pode desenhar os contornos do seu desenho, ou desenhá-lo como um “esqueleto” (isso é feito geralmente ao desenhar corpos).
  • Um ótimo método é imaginar de quais formas é feito o objeto original. Em outras palavras, divida o objeto na sua mente. Uma árvore, na maioria das vezes, é um triângulo ou uma elipse centralizada em um cilindro. Desenhe ambas as formas em 3D para que você possa preencher com detalhes depois, enquanto mantém as proporções que você quer.

Elabore seu desenho. Use linhas mais pesadas/escuras para destacar as partes do desenho que você precisa e use uma caneta para remover as linhas que você não quer. Adicione os detalhes, pouco a pouco, se certificando de voltar e olhar para o seu desenho como um todo para ter certeza de que seu desenho está ficando do jeito que você quer. Aprender a experimentar diversas técnicas, pode melhorar sua habilidade de expressar idéias através do desenho.

  • Desenhe com um sombreamento realista. Sombreamento significa a diferença entre a luz e a cor. Pense em como a luz atinge um objeto e quais partes do objeto são iluminadas ou escurecidas como resultado. Isso pode adicionar luminosidade, intensidade e profundidade ao seu desenho.
  • Imagine uma bola de boliche com um sol, assim que ele começa a se por, no plano de fundo. Já que o sol está perto do horizonte, a luz irá atingir a bola de boliche de um ângulo muito longo, ao contrário de um ângulo muito alto (onde o sol estaria ao meio dia). Isso significa que para capturar a luz atingindo a bola de boliche, você precisará deixar a parte de cima da bola mais clara do que a parte de baixo, porque o son não irá atingir a parte de baixo diretamente.
  • Pratique com as sombras. Se você quer fazer desenhos bem realistas, estude a forma como a luz reflete nos objetos, incluindo a sombra que ela deixa. Sombras podem ser quase que imagens refletidas do objeto, ou podem ser alongadas, diagonais ou distorcidas. Preste atenção ao tipo de sombras que o sol faz na vida real e tente duplicar isso em seus desenhos.

Adicione toques realistas. Mesmo que você queira desenhar cartoons ou caricaturas, você precisará saber o que faz um objeto parecer realista em seus desenhos. Se você quer que seus desenhos sejam mais realistas, então aperfeiçoar estas práticas é primordial.

  • Familiarize-se com perspecitva. Perspectiva é a idéia de que as coisas que estão amis longe parecem menores e que as coisas que estão mais perto parecem maiores. Se você estiver desenhando um objeto (como um prédio) ou uma cena complicada (como um bairro), é muito importante entender a perspectiva, a menos que você queira que o seu desenho seja tipo cartoon. Focar-se na perspectiva quando estiver desenhando obejtos pequenos e simples (um cubo, uma pilha de livros) é um excelente exercício de desenho.
  • Aprenda proporção. A proporção é a forma como as diferentes partes do objeto se relacionam entre si em termos de tamanho. A proporção pode afetar o quão realista um desenho é. Use técnicas de medida, como a técnica da grade ou faça marcações para proporções mais precisas. Mudar as proporções – exagerando alguns aspectos e minimizando outros – pode transmitir idéias únicas ou representar um certo estilo de desenho. Personagens em caricaturas e anime, por exemplo, tem olhos exagerados ou rostos proporcionalmente grandes. Experimente tentar acertar as proporções de objetos e pessoas antes de você tentar tirar as proporções da sua cabeça.
  • Use cores. As cores adicionam uma dimensão diferente ao seu desenho. Contraste, mistura, saturação e esquemas de cores tornam alguns desenhos mais vivos, ou mais realistas, ou abstratos, dependendo de como a cor é aplicada. Se você estiver interessado, comece a misturar aquarelas e tintas acrílicas. Misture cores diferentes para ver quais cores você consegue obter. Tire cópias de alguns dos seus desenhos, brinque com cores diferentes e veja como o resultado final muda de acordo com as cores que você usa.

Faça o que precisar para começar. Para o iniciante, papel para desenho vai funcionar bem; um papel muito suave vai te dar mais detalhes, mas um papel mais áspero segura melhor o grafite do lápis.

  • Os lápis têm uma escala de resistência, dos mais “resistentes”, como o H, aos mais “suaves” como o 9-B. Lápis mais resistentes tem tons mais leves, o que significa que você pode ir do claro para o escuro. Enquanto os lápis suaves tem vários tons, o que significa que dependendo da pressão que você puser no lápis, a linha terá uma claridade diferente. Tente desenhar usando um 6-B ou 8-B, um lápis relativamente suave, para que você possa criar tons mais escuros dependendo da pressão que aplicar.
  • Assim que estiver pronto, desenhe com carvão. Carvão vem em formato de lápis ou bastão. Carvão mais duro produz uma tinta cinza, enquanto o carvão mais suave pode ser esfumaçado mais facilmente. Use o carvão do mesmo jeito que você usaria um lápis. O carvão, contudo, pode ser mais expressivo que um lápis. Use para capturar gestos e movimentos abrangentes, ou use para criar um sombreamento profundo. Se você planeja pintar em uma tela, o carvão pode servir para fazer os traços antes de você pintar.

Guarde seu trabalho. Faça um lugar onde você possa colocar todos os seus desenhos, ou mantê-los juntos em um diário de desenhos. Fazer isso vai te ajudar a rever o seu progresso. Quanto mais acostumado a desenhar você estiver, mais você verá seus erros e ficará determinado em corrigi-los. Além disso, a medida que você continua desenhando, você desenvolve o seu estilo pessoal. É sempre interessante olhar para trás e ver que a sua habilidade de se expressar melhorou. Não fique triste. Quando você pratica, você chega à perfeição.

Tente fazer um esboço dentro de um período de tempo. Se você estiver lutando com a proporção, estiver irritado porque suas poses são duras e as piores da história e estiver consciente dos seus erros, esta é uma ótima forma de quebrar este ciclo. Pegue um cronômetro. Coloque um tempo de cinco minutos. Escolha um objeto que não irá se mover, como uma rosa de plástico, algo que seja um pouco desafiador e que você goste o suficiente para desenhar mais de uma vez. Ajuda se você realmente gostar do objeto. Usando um lápis suave (Qualquer lápis B: 2-B, 4-B…) tente fazer o desenho do objeto em 5 minutos ou 2 minutos. Escolha um período de tempo específico, mas não mais do que cinco minutos. Quando o alarme tocar, pare, mesmo que você não tenha terminado. Tente de novo em uma outra parte da página.

  • Cada vez que você desenhar algo em cinco minutos, você irá observar algo diferente sobre o objeto e irá se concentrar. Você irá corrigir os erros sem se importar em voltar e apagá-los.
  • Este método é especialmente bom para desenhar pessoas, já que não é difícil pedir a um amigo para posar por dois minutos para um desenho, ao contrário de deixá-lo sentado por uma hora.
  • Assim que tiver terminado o desenho do seu sujeito, dê a si mesmo um tempo mais longo, como quinze minutos, e você vai achar que tem uma eternidade para consertar o desenho. Você provavelmente vai terminar o desenho antes do tempo acabar. Este é um exercício muito bom para que você consiga desenhar do lado de fora, onde a luz pode mudar em meia hora.
  • Tente desenhar o seu cão ou gato enquanto ele está dormindo em um pequeno esboço. Dois minutos é o tempo suficiente para fazer um desenho enquanto o animal está parado.
  • Tente desenhar algo simples como um lápis. Coisas que sejam comuns e fáceis de desenhar. Pratique com o objeto escolhido algumas vezes até que fique bonito. E então, quando você achar que está bom, prossiga para algo mais difícil, como um rosto humano.

Dicas

  • Continue tentando e não desista se você não se sair bem na sua primeira vez.
  • Lembre-se que o seu melhor é o seu melhor. Não se compare com o trabalho de um profissional.
  • Algumas das melhores artes tem o melhor sombreamento. Se você se tornar um especialista em sombreamento você já deu um grande passo. Lembre-se que a prática gera a perfeição.
  • Outro segredo para desenhar imagens realistas é tentar fazê-las parecer tridimensionais. Isso é feito não apenas com sombreamento, mas com textura e a direção das linhas. Por exemplo, se você desenhar uma bola, faça com que as linhas sejam curvadas.
  • Varie os seus desenhos. Por exemplo, trabalhe em objetos inanimados, depois faça uma pausa e trabalhe em desenhar pessoas no dia seguinte. Isso deixa seu cérebro fresco e previne que você fique frustrado.
  • Preste atenção às críticas e as use para melhorar seu trabalho. É muito comum que os amadores fiquem ofendidos com as críticas, mas geralmente, elas não são ditas para magoar. Entenda seus erros e tente superá-los.
  • Além disso, uma das melhores coisas que você pode fazer para começar é rabiscar! E assim que você terminar de fazer isso, vá para o próximo passo e comece a ser um crítico do seu trabalho, adicione detalhes e logo logo você vai chegar lá.
  • Faça aulas de arte. Você pode aprender muitas técnicas e dicas dos profissionais. Não tenha medo do seu nível de talento – a aula de artes não é para se mostrar, é para aprender e compartilhar coisas com os outros.
  • A graça de desenhar é poder desenhar livremente, então não pegue pesado com você quando você sentir que não está progredindo tão rápido quanto gostaria. Não tem problema em cometer erros. Até mesmo os melhores artistas cometem erros, ainda que desenhar seja uma parte da rotina deles.
  • Encontre inspiração em tudo. Notícias, paisagens, emoções, qualquer coisa pode ser desenhada realística ou abstratamente.

Avisos

  • Sempre esteja aberto a críticas se você quiser mostrar o seu trabalho às pessoas.
  • Aprenda a distinguir a crítica construtiva da crítica negativa. A crítica positiva é sempre algo específico e geralmente fornece sugestões de como melhorar. A crítica negativa é pessoal e pode incluir insultos e dizer coisas como “desista, você não tem talento”. Ignore esse tipo de crítica e evite pessoas que façam isso. Mostre sua arte para pessoas que desenham melhor do que você para ter uma crítica mais útil.
  • As pessoas podem muito bem fazer graça de você; ignore-as. Se elas soubessem qualquer coisa sobre arte, elas saberiam que desenhar exige muito trabalho para se ter sucesso.
  • Mostre o seu trabalho para outras pessoas por sua conta e risco; você deve mostrar seu trabalho apenas àqueles que você sabe que irão lhe encorajar. Peça a eles para serem honestos e então você poderá melhorar sua arte ouvindo as opiniões deles.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *