Muitas pessoas começam a desenhar porque se sentem atraídas pela aparência dos seus personagens favoritos, em muitos casos esses personagens favoritos vem dos filmes da Disney. O estilo Disney parece simples, ainda assim expressivo e flexível, afinal, eles são feitos para animação, onde muitos desenhos devem ser desenhados de maneira rápida e consistente. Então é perfeito para iniciantes que não querer se apegar aos detalhes.
Se você quer aprender como desenhar os personagens Disney, quer sejam reais ou imaginários, você veio ao lugar certo. Nesse tutorial mostrarei a você como desenhar personagens no estilo Disney, a cabeça, olhos, nariz, lábios, cabelos e todo o corpo. Explicarei as proporções, para que você consiga desenhar seus personagens de forma consistente. Mostrarei muitos truque que você provavelmente não encontrará em nenhum outro lugar, tudo em um só lugar e fácil de digerir.
Aviso Legal: Eu não trabalho para a Disney, e as linhas guia que eu estou apresentando nesse artigo não são oficiais, elas são resultados de minha própria análise do estilo. Também nesse tutorial nós vamos atacar os personagens Disney humanos, e apenas os bonzinhos, os animais e os vilões vão ter seus próprios tutoriais.
1. Anatomia da Cabeça Disney
Apesar do desenho ser sobre linhas, linhas são apenas o resultado final de posicionar um objeto 3D em uma superfície plana. Isso significa que se você quer desenhar algo sobre a imaginação, você deve ser capaz de imaginar o objeto 3D primeiro, não as linhas. Então vamos dar uma olhada em como a cabeça em estilo Disney é construída, então você pode criar um modelo visual na sua mente.
A base para toda a cabeça é uma esfera. Ela pode ser alongado ou achatado mais tarde, mas é sempre seguro começar com uma esfera. Isso representa o crânio.
A esfera é dividida em seis partes iguais, cada metade dividida em terço. Deixando uma das seis menor ou maior é uma boa maneira de diferenciar o personagem.
Agora, o rosto deve ser posicionado na frente da esfera. O rosto pode ser dividido em duas partes com uma linha entre os olhos: da linha do cabelo ao final dos olhos, e dos olhos ao final do queixo (toque esses pontos no seu rosto para memorizar melhor).
A proporção entre essas duas partes depende do estilo do personagem:
- Para bebês, a parte superior deve ser maior do que a parte inferior.
- Para mulheres e garotos “fofinhos” as partes devem ser iguais.
- Para homens e mulheres realistas, a parte inferior deve ser maior do que a parte superior (embora normalmente ainda maiores em homens).
Para manter o tamanho e o posicionamento dessas partes constante, elas devem ser baseadas em seções que podem ser encontradas nas esfera (ex: 1/3, 2/3, 1/2, etc). Normalmente, a receita mais “popular” para princesas parece ser:
- O rosto começa a 2/3 da metade superior da esfera (a linha do cabelo)
- O rosto é tão longo quanto a esfera.
Uma elipsoide deve ser ligada a essa esfera, essa é a área da boca e mandíbula. A parte inferior deve obviamente ser posiciona na parte inferior do rosto.
Imagine essa cabeça feita de argila. Empurre para a frente para criar as órbitas oculares no meio da linha da esfera, dois terços para cima.
Posicione os globos oculares dentro das órbitas. A distância entre os olhos deve ser suficiente apenas para encaixar um terceiro olho entre eles.
Divida a parte inferior do rosto em terços.
Use essas seções para posicionar os outros elementos do rosto: o nariz na metade, os lábios a 2/3, o queixo abaixo deles, e as bochechas abaixo dos olhos levemente para os lados.
A orelha deve ser posicionada atrás da mandíbula, em algum lugar entre a linha dos olhos e a linha do nariz.
E é assim que toda essa “anatomia” leva a aparência final da cabeça Disney!
2. Como Desenhar uma Cabeça Disney
Agora que você já conhece a anatomia vamos praticar as proporções de uma maneira prática. Nós vamos desenhar uma princesa Disney genérica com proporções universais com as que eu descrevi.
Passo 1
Desenhe um círculo (a esfera do crânio). Marque seus diâmetros perpendiculares.
Passo 2
Divide a metade inferior em terços para marcar a área dos olhos. O ponto do 1/3 será a parte superior dos olhos, e 2/3 a parte inferior. Tente enxergar essas partes na sua mente, e você evitará que isso se torne uma massa confusa de linhas guia.
Passo 3
Meça o comprimento de metade do círculo, e então desenhe isso sob a seção 2/3 (sob os olhos).
Passo 4
Divida essa área em terços para criar algumas linhas guia para os elementos da face.
Passo 5
Desenhe uma linha através da área dos olhos. Quanto mais alta ela for, mais alto será o canto do olho.
Passo 6
Esboce o contorno do rosto. Se você puder imaginar a posição das bochechas e do queixo você pode contorná-los agora se não, apenas desenhe o contorno geral que você ajustará mais tarde.
Passo 7
Marque a distância dos olhos, deve haver espaço para três deles. Deixe uma fina faixa de espaço em branco dos dois lados da cabeça.
Passo 8
Desenhe a curva da órbita do olho. Isso vai nos ajudar a desenhar as sobrancelhas mais tarde.
Passo 9
Desenhe as bochechas e o queixo. A posição das bochechas é arbitrária (nós apenas precisamos delas pela forma), mas é mais seguro colocá-las em mais ou menos metade da altura dessa área.
Sua cabeça Disney está esboçada e pronta para os detalhes.
3. Como Desenhar Olhos Disney
Como Desenhar Olhos em Várias Vistas
Como você já sabe, um desenho plano da cabeça é a renderização de algo 3D, a mesma coisa vale para os olhos- eles são esféricos não circulares. Se você apenas desenha seus rostos em vista frontal, você pode ignorar o fato, mas se você quer desenhar qualquer outra vista, é crucial entender como a posição dos olhos muda.
Na vista frontal, todas os três globos oculares (os dois reais + o imaginário) são posicionado próximos um dos outros. Na vista lateral, eles cobrem uma ao outro perfeitamente. Todas as vistas entre um e outro serão estágios intermediários:
O mesmo acontecerá com os diâmetros de cada círculo, na vista frontal, eles serão diretos, e na vista lateral completamente curvados. Os estágios intermediários devem ser estimados de acordo com essa regra.
Desenhe os diâmetro vão ajudá-lo a posicionar as pupilas corretamente. Observe como as formas mudam transicionalmente também.
Quando posicionar as pupilas, mantenha uma coisa em mente: para deixá-las mais focadas, desenhe levemente rotacionadas em direção ao meio cada vez. Isso dará a impressão de que os olhos estão olhando para algo perto.
Quando você tiver os globos oculares, é hora de cobri-los com as pálpebras. Elas devem envolver a forma esférica de cada globo ocular, então sua forma vai mudar dependendo da vista.
Desenhe os cílios. Aqui é onde algumas regras do cartoon entram em ação: na vida real, os cílios mudam de forma muito drasticamente em rotação. Para deixá-los mais fáceis de animar, no Estilo Disney há sempre aparecem como cílios em vista lateral, eles apenas mudam de posição. Na vista lateral ou perto disso, os cílios são posicionados na frente dos olhos; na vista frontal ou perto dela, eles são posicionados dos lados.
Desenhe as pálpebras sobre os cílios, seguindo a curva dos olhos. O tamanho é muito importante para criar a aparência única do personagem. Também, marque as pálpebras inferiores do mesmo modo pode fazer rapidamente seu personagem parecer mais velho!
Finalmente, contorne os olhos. Lembre-se de sempre manter os pontos de brilho assimétricos. Também, o nariz parcialmente cobre o olho do outro lado nas vistas próximas a vista lateral.
Como Rotacionar os Olhos
Mas os olhos podem se mover independentemente da rotação da cabeça, certo? Deixe-me mostrar como conseguir esse efeito. Desenhe os diâmetros curvos dos globos oculares, ajustando a forma deles para os dois finais (imaginários) do movimento. Isso pode requerer alguma prática para entender, mas uma vez que você tenha conseguido, você nunca terá problema em desenhar olhos novamente.
Em geral, as pálpebras e cílios deve seguir a posição dos olhos, não a rotação deles, mas algumas vezes é necessário alterar a forma deles um pouco:
Mostrando Emoções com os Olhos
Os olhos são a parte mais importante quando se trata de mostrar as emoções do personagem. Você pode conseguir várias emoções apenas rotacionando os olhos, colocando as pálpebras baixas ou altas, alterando o lado da íris/pupila,e mais facilmente, alterando a forma e a posição das sobrancelhas. Você pode aprender mais sobre desenhar expressões faciais a partir desses tutoriais:
- DESENHO Fundamentos do Cartoon: Criando Emoções a Partir de Mudanças Simples na FaceCarlos Gomes Cabral
- DESENHO Fundamentos de Anatomia Humana: Dominando as Expressões FaciaisJoumana Medlej
Vários Estilos de Olhos
Essa são regras gerais. Para criar vários estilos, você pode brincar com elas, conseguindo uma aparência única para seu personagem – mostrando a personalidade e etnia.
Passo 1
Tudo bem, vamos voltar ao desenho de verdade. Deve ser fácil agora entender as regras! Desenhe a curva das pálpebras, imaginando os globos oculares que elas envolvem.
Passo 2
Desenhe a íris e a pupila. Você pode desenhá-las na vista padrão, ou experimentar a rotação.
Passo 3
Desenhe os cílios.
Passo 4
Desenhe as pálpebras superiores.
Passo 5
Desenhe as sobrancelhas.
4. Como Desenhar um Nariz Disney
Estrutura de um Nariz Disney
Os narizes da Disney são muito fáceis de desenhar: Comece com uma elipsoide inclinada…
…coloque duas esferas nas laterais…
…e marque a parte triangular inferior do nariz.
Como sempre, tenha em mente a forma 3D do nariz. Isso vai ajudá-lo a desenhar em rotação.
As narinas devem ser esboçadas com uma curve e nunca preenchidas de preto (a menos que seja uma vista de baixo muito, muito extrema).
É claro, o nariz é mais do que apenas uma ponta, ele se curva em direção a sobrancelha. Entretanto, a parte do meio é geralmente ignorada, para manter o rosto suave.
Se você quer aprender mais sobre a anatomia do nariz, confira essa tutorial:
- DESENHOComo Desenhar um NarizMonica Zagrobelna
Estilos de Nariz Disney
Essa estrutura simples com o nariz pode ser modificada para criar vários estilos. Assim como os olhos, a forma do nariz pode indicar a personalidade e etnia. Em relação ao sexo, os personagens masculinos Disney normalmente tem narizes mais proeminentes, com toda a parte superior delineada.
Passo 1
Vamos adicionar o nariz ao nosso desenho. Primeiro defina a posição dele, o mais seguro será no meio da metade inferior do rosto.
Passo 2
Desenhe a ponta do nariz e sua curva. Observe como ela muda em perspectiva.
Passo 3
Desenhe as narinas nas laterais.
Passo 4
Desenhe a parte inferior do nariz.
Passo 5
Desenhe as narinas.
5. Como Desenhar Lábios Disney
A Estrutura dos Lábios Disney
Os lábios Disney são simples, porém expressivos. Você pode desenhá-los como uma elipsoide achatada.
Eles são divididos em um longo e plano “V”. O lábio superior é normalmente menor do que o inferior.
Nesse ponto, você apenas precisa contornar toda a forma dos lábios.
Tenha em mente sua forma 3D.
Os cantos dos lábios são muito importantes.
essas linhas em nenhuma vista, exceto na lateral, mas é bom lembrar delas durante a rotação.
Você pode aprender mais sobre anatomia dos lábios aqui:
- ANATOMIA HUMANAComo Desenhar Lábios e BocaMonika Zagrobelna
Mostrando Emoções com os Lábios
A boca pode mostrar muitas emoções, e é mais fácil do que parece! Você deve simplesmente começar com uma curva/duas curvas mostrando a forma que quer conseguir, com o final do lábio inferior marcado.
Então você adiciona os cantos…
…e contorne toda a boca.
A interior da boca precisa ser desenhado algumas vezes. Você pode desenhar os dentes, a língua, ou nada; olhe para você mesmo no espelho e decida que combinação será a melhor para a expressão que você quer retratar.
Os lábios devem ser mais escuros que a pele (mas mais brilhantes que pele negra). Se você deixá-los completamente sem pigmento na fase de esboço, fará todo o rosto parecer estranho, então faça uma sombra pelo menos sútil para evita qualquer confusão.
Estilos de Lábios Disney
Como em qualquer parte do rosto, os lábios vem em muitas formas e tamanhos. Personagens jovens pode ter lábios mais estreitos; pessoas mais velhas ou convencionalmente mais bonitas podem ter lábios grandes e cheios. Homens normalmente tem lábios muito sutis, sem contorno ou pouco pigmentados.
Passo 1
Vamos desenhar os lábios agora. Eles não ficam planos no rosto, na vista lateral, você pode vê-los entre o nariz e o queixo. Marque essa linha.
Passo 2
Desenhe a curva dos lábios agora, dependendo da expressão. Eles podem ser posicionados a 2/3 da metade inferior do rosto.
Passo 3
Adicione volume aos lábios.
Passo 4
Contorne os lábios e os cantos.
6. Como Desenhar Cabelo Disney
Surpreendentemente, o cabelo Disney é muito fácil de desenhar, porque é feito deliberadamente simples para animação. É supostamente para trazer um estilo de cabelo real a mento sem na verdade ter qualquer detalhe. O efeito é atingido focando mais no ritmo do que nos cabelos individuais, e isso é uma obrigação; como você pode desenhar algo consistentemente se é altamente detalhado e complexo na forma? Então vamos manter isso simples!
Passo 1
Antes de você adicionar o cabela, tenha certeza de que a cabeça está finalizada. Adicione a orelha…
…o pescoço…
…e os ombros.
Contorne a formato do rosto em seu modo final. Tenha em mente que personagens femininos tem rostos arredondados ou pontudos, enquanto que os masculinos tende a ter mandíbulas nitidamente definidas.
Passo 2
Divida a metade superior da esfera em terços.
Passo 3
A linha do cabelo normalmente começa em 2/3. Comece seu corte de cabelo aqui. E deve ser volumoso e levantado da cabeça, então é bom começar com uma mecha envolvendo a testa.
Passo 4
Desenhe o contorno básico do estilo de cabelo.
Passo 5
Desenhe as “bordas” do cabelo. Imagine o cabelo como um tecido que flui gentilmente para baixo a partir da cabeça.
Passo 6
Você pode dividir o cabelo em mechas, especialmente se você quiser fazer o cabelo menos arrumado.
Passo 7
Finalmente, você pode adicionar algumas linhas direcionais para sugerir a forma 3D do cabelo.
Você pode aprender mais sobre os vários estilos de cabelo aqui:
- RETRATOComo Desenhar Cabelo Passo a PassoMonika Zagrobelna
E voila, nosso personagem genérico da Disney está pronto! Mesmo que não seja ninguém em particular, você pode sentir uma certa vibração da Rapunzel e da Ariel nela. Isso porque os personagens da Disney são feitos a partir da mesma receita, certo fatores são modificados cada vez para criar uma aparência única.
7. Como Desenhar um Corpo Disney
Não existe essa coisa de conjunto universal de proporções de corpo Disney, já que cada filme tem seu próprio estilo, mas nós podemos criar uma estimativa. Essas afirmações parecem ser verdade a maior parte do tempo:
- Os homens são mais altos que as mulheres.
- Os homens são construídos com proporções mais semelhantes a vida real do que as mulheres.
- Homens tem ombros mais largos.
- Mulheres tem cinturas mais finas, ombros mais estreitos e quadris estreitos (uma silhueta de ampulheta).
- Mulheres tem pescoços mais longos e esguios.
- Os seios, se presentes, são posicionados no meio do torso, e normalmente de tamanho pequeno a médio.
Mas há outras regras menos estritas que podem ajudá-lo a desenhar a silhueta Disney:
- A área acima da virilha e a área abaixo dela são pelo menos iguais na altura. Essa proporção pode ser modificada para fazer o personagem parecer mais alto ou mais magro.
- A metade superior do corpo feminino pode ser divida em terços: a cabeça, a caixa torácica com o pescoço, e a cintura com os quadris. Entretanto, isso se encaixa mais em personagens jovens, adolescentes (o que muitas princesas são) – em adultos é melhor manter o pescoço separado das proporções ara deixar o torso mais longo.
- Homens tem uma caixa torácica maior; a “ampulheta” deles é visivelmente assimétrica.
Você pode usar o diagrama abaixo como referência, mas lembre-se de sempre checar como o personagem que você quer desenhar se desvia disso, tendo esse tipo de referência vai ajudá-lo a lembrar dos outros conjuntos de proporções.
Passo 1
Se você quiser desenhar um corpo Disney, você precisa começar como um desenho de figura humana normal com gestual. Você pode fazer isso de cabeça, mas é muito mais segura encontrar boas poses de referência, por exemplo, algo da incrível galeria SenshiStock. Lembre de não traçar as fotos, mas apenas desenhar olhando para elas. Isso é especialmente importante aqui, onde você precisa alterar as proporções e voar.
Desenhe a gestual, focar em linhas simples indicando o ritmo. Desenhe o torso como um 8, a cabeça como um círculo/oval, e os membros como curvas.
Você pode aprender mais sobre desenho gestual aqui:
- DESENHO DIGITALFaça o Nosso Novo Curso de Desenho Gestual DinâmicoAndrew Blackman
- TEORIA DO DESENHODica Rápida: Crie Poses Dinâmicas Usando o Desenho GestualRowena Aitken
Passo 2
Coloque as proporções do corpo, adicione alguma formas simples, o tórax, a cintura, os quadris e marque as articulações. Você não tem que usar régua para medir a cabeça; você pode confiar nos seus olhos.
Passo 3
Posicione todas as formas simplificadas do corpo na silhueta. Você ainda pode usar referência para ver a perspectiva e a forma das partes do corpo, mas ajuste para o estilo que você está fazendo.
Passo 4
Finalmente, limpe as linhas. A referência pode ser ainda muito útil aqui, especialmente quando se trata de mãos e pés.
8. Como Desenhar um Personagem Disney Real
Como eu mencionei antes, cada filme usa uma versão um pouco diferente do estilo Disney, então não é possível criar uma guia universal para todos os personagens. Descrevê-los todos individualmente também deixará esse tutorial enorme e indigesto.
Entretanto, eu posso dar a você a ferramenta para desenhar todos os personagens Disney modificando as regras que nós acabamos de aprender. eu use a Elsa do Frozen como um exemplo, mas você pode usar seu personagem favorito para esse exercício.
Passo 1
Eu usei a pose do exercício anterior, dessa vez ajustando as proporções específicas ao corpo da Elsa. Para encontrar as proporções corretas, eu usei esse processo:
- Eu copiei algumas capturas de tela da Elsa em várias poses para o meu software de desenho (você pode imprimi-las).
- Eu desenhei as linhas na minha referência, topo da cabeça, parte inferior da cabeça, base do pescoço, base do torso, cintura, quadris, joelho, tornozelos, e solas dos pés.
- Eu medi como a altura da cabeça se encaixa nessas linhas; descobri que o tórax pode encaixar a cabeça se excluir o pescoço, e as pernas parecem longas porque do torso e do pescoço são longos, não porque as pernas são mais longas que o norma (a proporção básica corpo superior igual a corpo inferior é mantida).
Uma vez encontrada as proporções, eu as apliquei a minha pose. Elsa tem um corpo bem esguio, braços e pernas magros e pouca definição muscular. Essa informação adicional é importante para criar um corpo correto.
Passo 2
O próximo passo e encontrar a proporção correta do rosto. Aqui eu copiei uma imagem do rosto da Elsa (algumas vezes é possível encontrar a folha modelo do personagem original para essa tarefa) e marquei as proporções nela, a linha sob os olhos, sobre os olhos, a linha das sobrancelhas, linha do cabelo, o queixo, etc. Então eu comparei isso com o meu rosto genérico Disney para descobrir o que torna a Elsa especial. Eu descobri entre outras coisas que:
- Os olhos são grandes, levemente mais altos do que o clássico 1/3.
- As pálpebras superiores são grandes; elas frequentemente cobrem a parte superior da íris, criando um ar misterioso.
- Os olhos são em forma de amêndoas.
- Os lábios são muito estreitos.
- O contorno do rosto é bem arredondado.
- As sobrancelhas são finas e escuras.
- O nariz é pequeno e delicado.
- Os cílios são bem escuros, bem estilo boneca.
- A sombra nas pálpebras superiores atrai a atenção para elas, fazendo com que os olhos pareçam ainda maiores.
- O estilo de cabelo é bagunçado, dando muito volume extra a área da cabeça.
- O pescoço é longo e esguio.
É claro que essas informações escritas não podem realmente substituir a referência visual, então sempre a mantenha à vista!
Passo 3
Hora de adicionar a cabeça da nossa Elsa! Primeiro a esfera do crânio, dividida em metades e terços. Essas linhas curvaram um pouco porque a cabeça está levemente rotacionada para o topo (é a mesma regra dos globos oculares).
Passo 4
Desenhe a metade inferior do rosto. No meu caso isso começa da maneira clássica, na seção 2/3.
Passo 5
Divida essa área em metades e em terços.
Passo 6
Desenhe a curva das órbitas oculares.
Passo 7
Desenhe os globos oculares.
Passo 8
Defina a direção dos globos oculares.
Passo 9
Acrescente a bochecha, o queixo, as orelhas, e desenhe o contorno do rosto.
Passo 10
Desenhe o nariz e os lábios. Lembre-se de consultar suas referências para ter certeza de que você está desenhando nos lugares certos!
Passo 11
Desenhe as sobrancelhas: íris/pupila, os cílios, pálpebras, as sobrancelhas e os lábios.
Passo 12
Hora do estilo de cabelo bagunçado! É onde normalmente a semelhança com o personagem começa a ficar visível.
Tendo problemas com a trança? Confira esse tutorial:
- TEORIA DO DESENHOComo Desenhar uma TrançaEugenia Hauss
Passo 13
Finalmente, desenhe as linhas finais. Não se esqueça de dar alguma pigmentação para os lábios, a pupila, a íris, sobrancelha os cílios e a sombra do olho, se o seu personagem usar. Na maioria dos casos o personagem não vai parecer ele mesmo sem uma diversidade de valores!
Passo 14
Vamos desenhar o restante do corpo agora. A Elsa usa um lindo vestido mágico que pode ser facilmente desenhado a partir de múltiplas referências (observar certas cenas do filme pode ajudar).
Passo 15
Quando terminar, defina as linhas finais e apague as linhas guia.
Tão Mágico!
Agora você sabe tudo sobre desenhar personagens Disney…