Resolveu que quer aprender a desenhar mas não sabe nem por onde começar?
Eu também já passei por isso e já tentei de diversas maneiras aprender a desenhar.
No início, tentei a dica que todo mundo que já sabia desenhar estava me dando:
Desenhe a Partir de Outros Desenhos
- Escolha um desenho que o artista usou alguma técnica que você quer aprender. Exemplo: Luz e sombra, geometrização, etc
- Nunca delineie o desenho (isso é marcar as linhas por cima do desenho original). Assim, você não está praticando o desenho, está simplesmente criando linhas.
- Pense em que ordem que o artista criou o desenho. Será que ele começou já com todos os detalhes em cada parte?
- Depois de desenhar a partir do desenho do artista, tente recriá-lo sem olhar para ele. Somente com o que você lembra.
Pra mim, isso não funcionou muito bem. Acho que estava num estágio muito inicial para conseguir copiar desenhos e desenvolver as técnicas sozinho.
Após essa tentativa frustrada, comecei a pesquisar cursos em minha cidade para ver se algum iria se adaptar a minha rotina e ao local onde moro..
Encontrei vários cursos que pareciam ser realmente bons. Porém, sempre havia algum empecilho, seja ele o preço ou a distância do local do curso até minha casa.
Como eu trabalho 8 horas por dia, fica realmente complicado eu gastar 40 minutos indo e 40 minutos voltando do curso de desenho.
Acredito que se ele fosse longe de casa, com o tempo eu ia acabar desistindo.
Outros cursos que estavam próximos a minha casa, custavam muito caro. Em torno de R$200 por mês. Não era nem de perto o orçamento que eu tinha disponível.
Fiquei um pouco desanimado com as opções que eu tinha. Nenhuma me atendia 100% ou então eu não podia pagar por elas.
Até que um dia durante minhas pesquisas na internet, eu encontrei a história do Herbert William, de Rondônia (isso mesmo! Rondônia!!!). Ele também resolveu aprender a desenhar e estava em uma situação bem parecida com a minha. Mas ele encontrou um meio muito bacana para aprender a desenhar, sem sair de casa.
Os passos da casinha que o Herbert menciona no vídeo estão aqui:
Bacana não é?
Quando eu pesquisei melhor pelo sobre o curso “Método Fan Art”, vi que o conteúdo dele era muito mais completo do que qualquer outro curso que eu havia visto aqui na cidade. Além de ter uma metodologia toda definida e exercícios claros para desenvolver cada técnica.